MUSICÁLOGOS

Musicálogos são encontros que invocam a experimentação e o cruzamento de processos criativos entre compositores de diferentes áreas musicais. Dois compositores, um local e um de outra região, juntam-se numa curta residência artística de dois dias para explorar e cruzar técnicas criativas, cujo resultado será partilhado publicamente num ambiente intimista e descontraído, com a mediação de um anfitrião.
Durante a residência artística, os compositores abraçam o instinto criativo e a liberdade de escolher o caminho que o seu Musicálogo seguirá no terceiro dia, o da apresentação pública, seja pela autoestrada do improviso, a ponte da reinterpretação conjunta ou o caminho de terra da composição.
As duas edições de Musicálogos decorreram em Évora e cada edição promoveu três encontros.
Em 2021, o primeiro encontro juntou a Amaura e o Dj Sims (Outubro), o segundo, a Marinho e a Sequin (Novembro) e o terceiro, o Daniel Catarino e a Joana Guerra (Dezembro).
Em 2022, a 2ª edição juntou o Duarte e a MEMA.(16 a 18 de Novembro), integrando o Festival Desdobra-te da Associação PédeXumbo, e o segundo a Mariana Correia e a Monday (14 a 16 de Dezembro). O terceiro e último deste segundo ciclo, decorreu de 18 a 20 de Janeiro 2023 e juntou o Pedro Mestre com a Surma.
As residências artísticas foram na Sociedade Harmonia Eborense e as apresentações públicas foram todas moderadas pelo Tiago Castro (músico Acid Acid e radialista da SBSR), à excepção da penúltima, cuja moderação ficou a cargo do Ricardo Romano (crítico musical no site Altamont).