PORTADORES DE ARTE
Portadores de Arte é um projeto de mediação cultural vocacionado para a comunidade, uma iniciativa da Capote – Associação Cultural.
Propõe ir ao encontro da comunidade, do território e da sua identidade, e através da prática artística e cultural, numa abordagem criativa e colaborativa, promover a participação e o acesso à arte de forma equitativa, inclusiva e regular, contribuindo para a descentralização e intercâmbio cultural, revitalização do território e bem-estar das pessoas, com uma visão colectiva de futuro e de continuidade.
Na sua primeira edição, que decorreu entre Junho e Julho 2021, o projecto desenvolveu-se em simultâneo em seis freguesias do Concelho de Évora (Portugal) – Bacelo e Senhora da Saúde, Canaviais, Nossa Senhora da Graça do Divor, São Sebastião da Giesteira e Boa-Fé, Nossa Senhora da Tourega e Nossa Senhora de Guadalupe e São Miguel de Machede.
Foram sete equipas de Portadores das diversas áreas artísticas em contato com os diferentes territórios e comunidades, num processo de auscultação, mapeamento e convivência, a ouvir e a recolher histórias, memórias e saberes, a identificar necessidades e vontades, e a criar estratégias de respostas pela prática artística participativa.
Através das oficinas e dinâmicas artísticas regulares, envolvendo ativamente as comunidades, foram desenvolvidos projetos que exploraram e cruzaram temas do contexto artístico, cultural, social e ambiental através do teatro, dança, música, artes visuais, ofícios, saberes e tradições. Tranversalmente acompanhado por uma que fez o registo fotográfico, sonoro e audiovisual do projeto contribuindo para a preservação do património cultural imaterial.
Este projecto em 2021, foi uma co-organização entre a Capote associação cultural e Câmara Municipal de Évora.